No século XX, para as faculdades foi massificada na matrícula de alunos, pessoal

instituições, infraestrutura e disciplinas. A terceira missão, serviços
comunitários, de ensino superior/faculdade foi iniciada. A massificação do ensino
superior tornou-se um fenômeno global durante a segunda metade do século
XX. Em todo o mundo, estima-se que o número de estudantes do ensino superior
seja superior a 262 milhões até 2025. O maior crescimento populacional
estudantil ocorre em regiões em desenvolvimento como a África e os grandes
países emergentes como China e Índia.
A transformação do ensino superior/faculdade continua dinamicamente. Desde
o século XX, o ensino superior/faculdade tornou-se “uma instituição
conscientemente dedicada à busca do conhecimento, à solução de problemas,
à valorização crítica da realização e à formação dos homens em um nível
realmente alto. Não poderia mais um único indivíduo dominar qualquer assunto
– o homem liberal universal de Newman se foi para sempre”.
Também ampliou sua equipe interinstitucional e mobilidade estudantil e
interação em uma dimensão mais internacional e global através de diferentes
razões, objetivos e atores diversificados. Além disso, a sociedade desenvolveu
novas expectativas a partir da educação/faculdade. Nas palavras de Clark Kerr,
a Faculdade tornou-se “multiversidade” que tem múltiplos propósitos,
desempenha múltiplas funções, constitui várias pessoas de dentro e de fora da
academia. Unoeste universidade paulista