A educação a distância permite que estudantes de qualquer lugar do mundo estudem em casa.

Isso significa que instrutores e alunos podem ser separados
por distância geográfica. A comunicação entre alunos e instrutores é mediada
por diferentes ferramentas de comunicação empregadas em sistemas de ensino
a distância. Na maioria das vezes, nenhuma comunicação presencial é
empregada no sistema da Faculdade EAD.
Primeira geração: “estudo por correspondência”, onde alunos e professores se
comunicam por meio do correio. Segunda geração: “ensino multimídia à
distância” ou transmissão/teleconferência”, onde as transmissões de televisão e
rádio são utilizadas pelos alunos e professores para comunicação. Terceira
geração: “instrução interativa baseada na web”, onde os recursos da World Wide
Web potencializam a comunicação, não apenas entre alunos e professores, mas
também entre alunos. A evidência da primeira geração é encontrada pelo menos
em 1883 na Suécia; nos Estados Unidos o movimento teve início na década de
1890.
O início da segunda geração em meados do século 20 acelerou a comunicação
entre instrutor e conferência internacional sobre Millennium Dawn em
Treinamento e Educação Continuada 24-26 de abril de 2001 Universidade do
Bahrain, estudantes do Bahrein. No entanto, ainda é uma comunicação de mão
única. O início da “instrução interativa baseada na web” (terceira geração)
resolveu esse problema, onde a comunicação bidirecional é possível por meio
de grupos de notícias, reuniões na rede, e-mails e assim por diante. Unoeste melhores faculdades de pedagogia ead